Tempestade Perfeita

ABC_OK-300x266
viatec-300x266
Benhur_BannerSite-300x266
WhatsApp Image 2022-07-15 at 09.14.17
lojaswagner_ok-300x266
Roque_2021-300x266
sicredi_ok-300x266
BANNERSANTAINESNOVO
mart
SICOOB - 40 anos feed (1080x1080)_page-0001

O Comitê de Política Monetária decidiu por unanimidade, na última quarta-feira (5), reduzir a taxa Selic pela quinta vez consecutiva, atingindo a marca histórica de menor taxa básica de juros, no valor de 4,25%. Esta decisão é um reflexo de medidas e ajustes na economia brasileira que têm avançado em busca de uma recuperação sustentável do país.

Vivemos ciclos traumáticos nos últimos anos, com descontrole inflacionário, desestímulo ao consumo e a atividade industrial desacelerada. Tudo isso, agravado com crises estruturais nos órgãos públicos, investigações em escândalos de corrupção, enfim, enfraquecimento da confiança, da eficiência e dos investimentos nos setores público e privado, afastando o investidor estrangeiro de nossas fronteiras e impactando diretamente no nível de desemprego.

Estamos diante de um evento muito raro no cenário econômico, principalmente em nosso país. Este cenário é considerado uma “Tempestade Perfeita”. Peço desculpas aos especialistas da área, mas vou tentar exemplificar uma “tempestade perfeita” na natureza: é uma combinação de fatores que culminam em um fenômeno natural ímpar, como um desastre natural (chuva destruidora, furacão, tornado, entre outros). Esta combinação é rara e improvável, por isso acaba atingindo uma magnitude homérica. Neste caso, estamos falando de um fenômeno que é nocivo a sociedade, porém, quando citei anteriormente que estamos vivendo uma tempestade perfeita, a premissa é inversa: se relaciona a uma combinação de fatores improváveis que culminam em algo que pode beneficiar em larga escala a população brasileira.

Aprofundando o conceito, estamos vivendo um momento de juros baixos, inflação controlada e mão de obra disponível. O parâmetro de juros baixos estimula empresas a tomarem dinheiro, expandindo seus negócios e contratando mais pessoas, diminuindo o nível de desemprego e aumentando o poderio financeiro das famílias. Da mesma forma, pessoas físicas possuem maior potencial de consumo porque o dinheiro está “mais barato” e sua tomada de decisão em consumir fica mais confortável. Mas o consumo excessivo não influencia na alta da inflação? Exatamente, influencia. Porém, o conjunto de medidas estruturais (reforma da previdência, pacotes econômicos) está permitindo que tenhamos uma inflação controlada como o segundo pilar de nossa tempestade perfeita, sem falar que a tendência de crescimento em nosso país seguirá uma linha contínua, porém lenta. Desta forma, não teremos aceleração nos processos que poderiam estimular uma mudança no otimismo atual, até porque o Brasil atualmente não possui estrutura (industrial, energética e tecnológica) para suportar expansões aceleradas.

Por último, a mão de obra disponível permite que as empresas possam contratar e pagar salários mais ajustados ao fluxo de caixa. Isto porque, vivemos períodos onde os salários influenciavam decisivamente nas estruturas de caixa de muitas empresas. Com salários menores, a empresa não precisa aumentar o custo de seu produto. Não aumentando o custo do produto, as famílias continuarão consumindo. Continuando o consumo, as empresas continuarão contratando, fazendo empréstimo e precisando de mais de obra ainda, o que por sua vez, impacta de novo na diminuição do número de desempregados e neste crescimento gradual e lento. Isto senhoras e senhores, é a nossa Tempestade Perfeita.

Nesta última semana, tive o privilégio de participar de uma palestra do economista Paulo Dale, gestor do fundo Dahlia, um dos principais conjuntos de fundos de investimento que atua nas plataformas do país. Nesta palestra, chamou muito a atenção quando feita uma analogia do momento em que vivemos com uma possível 5ª onda de crescimento no índice Ibovespa, que é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3. Esta onda significa uma alta substancial no valor do índice, que obviamente, significa uma alta no valor das empresas brasileiras, o que acaba influenciando em toda a cadeia econômica do país. Exemplificando, a consolidação do Plano Real é considerada a terceira onda destas altas e na época, tivemos uma valorização de 32x no valor do índice Ibovespa. Se esta previsão se confirmar, teremos ótimos motivos para continuar acreditando no Brasil.

Em resumo, o otimismo é contagiante e a expectativa de muitos especialistas, é de um crescimento econômico contínuo nos próximos anos, em níveis pequenos e graduais. Porém, não podemos esquecer que os períodos eleitorais influenciam diretamente nos ciclos econômicos. Sabemos que teremos eleições em breve e talvez isto possa influenciar na estrutura que hoje está muito sólida nesta linha de evolução.

 

E a influência do coronavírus nas empresas brasileiras? Isto pode gerar alguma reação em nossa “Tempestade Perfeita”? Falaremos sobre este tema na próxima coluna

Para ficar de olho nesta semana:

– Nova bateria de dados econômicos dos EUA sairá nesta semana

– Nova bateria de dados econômicos da China (devido ao coronavírus)

– A partir de quarta-feira serão divulgados os números de vendas no varejo. Estes números são uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto)

– Ainda serão divulgados nesta semana os números da inflação medidos pelo IGP-10 e a primeira prévia do IGP-M do mês

– Sairão relatórios de produção da Petrobras e da Vale do 4º trimestre de 2019. Assim como, teremos relatórios de resultados de outras 17 empresas, entre elas, BB Seguridade, Banco Inter, Itaú Unibanco.

Jeronimo Nunes Dos Santos
Sócio/Assessor de Investimentos na GX Investimentos (escritório XP)
Administração de Empresas FURG
MBA em Marketing e Vendas
Certificado pela Ancord como Agente Autônomo de Investimentos

 

 

(o texto acima não é uma recomendação de investimento e possui apenas caráter informativo)

Compartilhe:

ABC_OK-300x266
viatec-300x266
Benhur_BannerSite-300x266
WhatsApp Image 2022-07-15 at 09.14.17
lojaswagner_ok-300x266
Roque_2021-300x266
sicredi_ok-300x266
BANNERSANTAINESNOVO
mart
SICOOB - 40 anos feed (1080x1080)_page-0001

MAIS LIDAS

SELLNET-300x158
zanella
farmsantinesnova
Roque_2021-300x266-1-seo