Acesso a Barra do Guarita chega à fase final de conclusão - Observador Regional

Acesso a Barra do Guarita chega à fase final de conclusão


  • Acesso a Barra do Guarita chega à fase final de conclusão
  • Trecho de 24,9 quilômetros de extensão integra o Programa de Acessos Municipais - Foto: 17ª SR/ Daer


    A obra de acesso a Barra do Guarita, município de três mil habitantes na Região Celeiro, está na fase final de conclusão, chegando à etapa de execução da sinalização. Aguardada há anos pela comunidade, o trecho de 24,9 quilômetros de extensão integra o Programa de Acessos Municipais do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
     
    Através da autarquia, o governo do Estado e a Secretaria dos Transportes já concluíram a pavimentação da RSC-163. No momento, os serviços concentram-se na sinalização da via - com a instalação de placas de trânsito, dos tachões e a pintura das faixas. Neste mês, também serão instaladas as defensas metálicas. Até o momento, foram investidos cerca de R$ 25 milhões. 
     
    De acordo com o secretário Pedro Westphalen, as obras qualificam a ligação asfáltica entre Barra do Guarita e Tenente Portela, além da malha viária na divisa com Santa Catarina. "A Região Norte do Rio Grande do Sul ficou muitos anos carente de investimentos em infraestrutura e essa iniciativa mostra que estamos empenhados em mudar esse panorama", afirmou.
     
    Para o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, os acessos municipais são as obras mais aguardadas pela comunidade. "Sabemos o quanto os pequenos municípios anseiam por ter uma ligação asfáltica com os grandes corredores rodoviários do Estado", destacou. "São iniciativas que colaboram para o desenvolvimento regional e o bem estar da sociedade. É com essa intenção que pretendemos entregar o quanto antes o acesso pavimentado à população de Barra do Guarita", acrescentou. 
     
    A pavimentação de acessos municipais tem financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e repasses da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). O Daer possui 22 obras em andamento dentro do programa, o que corresponde a 422,5 quilômetros que ligarão pequenos municípios aos principais corredores rodoviários do estado. O investimento nos trechos é de R$ 222,5 milhões.

    Fonte: Ascom Daer
    Postado por: Observador Regional