Defesa entra com novo pedido de liberdade para Valdonês Joaquim - Observador Regional

Defesa entra com novo pedido de liberdade para Valdonês Joaquim

Defesa entra com novo pedido de liberdade para Valdonês Joaquim

Região Celeiro - Postada em: 17/04/2018 às 07:51:00

Defesa entra com novo pedido de liberdade para Valdonês Joaquim .
Defesa entra com novo pedido de liberdade para Valdonês Joaquim .
Uma audiência ocorrida nesta quinta-feira, 12 de abril, envolvendo o ex-cacique e vereador Valdonês Joquim no Fórum de Tenente Portela reuniu um grande aparato policial em volta do prédio.
Um grupo de indígena, cerca de 50 pessoas, estiveram no local e fizeram vigília na frente da instituição. Valdonês Joaquim chegou por volta das 14 horas escoltado por agentes da Susepe. Segundo advogado de Valdonês Joaquim, Marcelo Barros, ele não foi ouvido e apenas estava fazendo uso do seu direito de acompanhar os depoimentos das testemunhas envolvidas no caso. 11 testemunhas foram ouvidas. O processo corre em segredo de justiça. O advogado afirmou que essa era uma audiência de instrução e não teve depoimentos pessoais. Ele ainda comentou que a audiência foi presidida pelo Juiz de Direito de Seberi, que assumiu a causa na manhã desta quinta-feira. A defesa impetrou com um novo pedido de liberdade que, segundo o defensor, o juiz vai analisar  e julgar sua concessão nos próximos dias.
Valdonês Joaquim, assim como seu pai Valdir Joaquim, está preso desde novembro de 2017 na Penitenciária Modulada de Ijuí. Segundo a acusação do Ministério Público eles teriam dado apoio e suporte para quadrilha que atacou as agências do Banrisul e Sicredi de Miraguaí em fevereiro do ano passado. Valdonês e Valdir Joaquim negam as acusações.
Como ainda não foi julgado Valdonês mantém seu cargo de vereador em Tenente Portela, onde foi eleitor pelo PSD nas últimas eleições como o candidato mais votado da história recente do município. O mesmo não acontece com o cargo de Cacique da Terra Indígena do Guarita, que após sua prisão foi disputado em eleições diretas onde foi eleito Carlinhos Alfaiate para o comando da liderança da comunidade.

 

Fonte: Sistema Província de Comunicação