(CONFIRA VÍDEO) CORONEL BICACO: NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF) INICIA SUAS ATIVIDADES - Observador Regional

(CONFIRA VÍDEO) CORONEL BICACO: NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF) INICIA SUAS ATIVIDADES

(CONFIRA VÍDEO) CORONEL BICACO: NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF) INICIA SUAS ATIVIDADES

Região Celeiro - Postada em: 16/04/2018 às 11:16:00

(CONFIRA VÍDEO) CORONEL BICACO: NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF) INICIA SUAS ATIVIDADES O encontro inaugural ocorreu no dia 11 de abril de 2018.
(CONFIRA VÍDEO) CORONEL BICACO: NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF) INICIA SUAS ATIVIDADES O encontro inaugural ocorreu no dia 11 de abril de 2018.

Coronel Bicaco foi um dos primeiros municípios a ser contemplado pela 15ª Coordenadoria Regional de Saúde com o NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que tem por objetivo apoiar a consolidação da Atenção Básica, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, com equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as Equipes de Saúde da Família (ESF).
Através de ações de prevenção e promoção da saúde, elencou-se como uma das prioridades locais, a necessidade da criação de um grupo de Saúde Mental.
Desta forma, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu no dia 11 de abril de 2018, o encontro inaugural do Grupo de Saúde Mental.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, imprensa e comunidade em geral. A Secretária de Saúde, Srª. Potira Guimarães Wotroviski ressaltou a importância da adesão ao Programa NASF e sua função preventiva no tratamento de substâncias psicoativas e transtornos psiquiátricos.
Palestrou no evento a Assistente Social Srª. Jaqueline Gomes do Nascimento, Assistente Social e Coordenadora do NAAB (Núcleo de Apoio à Atenção Básica – Saúde Mental e Oficina Terpêutica), do município de Campo Novo/RS. Junto com a Psicóloga Srª. Diana e a Estagiária do Curso de Enfermagem Srª. Ryane – trouxeram a experiência do Municipio vizinho, e o relato de dois participantes das Oficinas Terapêuticas, Sr. Luiz e Sr. Siqueira, os quais relataram sua experiência de vida, dando um testemunho de fé e ressaltando a importância dos grupos de apoio no tratamento dos transtornos já citados.
O encontro foi finalizado pela Psicóloga Srª. Anelise Buchner e pela Assistente Social Srª. Silvane Buzatto Lima, coordenadoras do Grupo de Saúde Mental. 
Aos interessados e cujo perfil exista dependência química por álcool e outras substâncias psicoativas e, ainda, transtornos psiquiátricos, fica o convite para participar do Grupo de Saúde Mental, cujos encontros acontecerão todas as quartas-feiras, na Secretaria Municipal de Saúde, quinzenalmente, e também contará com um grupo de apoio, mensalmente, aos familiares.

Fonte: Prefeitura Municipal de Coronel Bicaco